O Jornal

Romaria de motos neste domingo

Procissão dos motociclistas terá início na Rua Coberta às 9h, e finaliza com missa no Santuário de Salete às 10h

Romaria de motos neste domingo

Acontece neste domingo, dia 24 de março, a 12ª Procissão Celebrativa de Conscientização de Motociclistas e Benção de Motos, com o tema “O Respeito gera a Paz”. A procissão percorrerá as principais ruas do centro em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Salete. Despertar a reflexão pela valorização da vida durante a condução das motos para um trânsito mais seguro, é o objetivo do evento promovido pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Concórdia.

Conforme o coordenador da procissão junto a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, frei Alisson Luis Zanetti, um grande número de motociclistas é esperado novamente neste domingo para a 12ª edição da Romaria, que tem como centralidade o respeito mútuo no trânsito com base nos valores cristãos. “A moto dá a sensação de liberdade e é um veículo que a cada dia é mais procurado, pelas facilidades que proporciona. Por isso a procissão ocorre para trazer a teologia do cuidado, de colocar em prática a responsabilidade pela vida própria e do outro, além de unir todos em um momento celebrativo pela vida”, diz o frei.

A iniciativa dos freis franciscanos iniciada há 15 anos, em 2009, também teve como propósito trazer a espiritualidade e a evangelização pelo ensinamento de amor de Jesus Cristo, além da união do povo, independentemente do credo religioso. “O evangelho deste domingo é sobre o Domingo de Ramos, momento de comemorarmos esta data em preparação para a Páscoa. Momento oportuno de voltarmos o olhar para a fé e colocarmos em prática no trânsito. Isso significa conduzir a moto com cuidado, olhando os outros como se estivesse olhando o próprio Cristo”, comenta Zanetti.

O frei ainda complementa que a procissão desperta o amor fraterno, a prática do encontro e de ver no outro a presença divina que habita em todos os corações. “O evento também tem a intenção de colocar no coração dos participantes o maior mandamento de Cristo: Amar o outro como a si mesmo. Se assim acontecer, o reflexo será de um trânsito mais seguro sobre duas rodas”, finaliza o religioso.

Outro destaque neste ano, é que a procissão acontece no mesmo dia que haverá festa no Santuário, o que possibilita os participantes almoçar no local. Venda de carnes e bebidas podem ser adquiridos no local, ou durante a semana com a comunidade.

Programação

8h: Concentração na Rua Coberta;
9h: Procissão pelas ruas da cidade com destino ao Santuário de Salete, com benção das motos e motociclistas;
10h: Missa celebrativa no Santuário de Salete;
12h: Almoço.

Por Odair José Paz/OJ

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque