O Jornal

Autismo: Encontro será no dia 02 de abril

1º Encontro “Entre Linhas e Carreteis: tecendo apoios e emoções”, resulta da parceria entre a Fiesc e o projeto Cidade Educadora

Autismo: Encontro será no dia 02 de abril

Na próxima terça-feira, 2 de abril, será realizado o 1º Encontro “Entre Linhas e Carreteis: tecendo apoios e emoções”, no Centro de Eventos de Concórdia. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Programa Conexão + Saúde da Fiesc, o projeto Concórdia - Cidade Educadora, secretarias municipais de Saúde e Educação, além da prefeitura.
Conforme a Interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc, Elaine Blodorn Martins, o evento gratuito trata-se de um momento inédito para a população concordiense, com ênfase em pais, familiares e amigos de pessoas com autismo. “É um esforço conjunto para promover a inclusão, informação e aprendizado”, explica.
A data coincide com o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado anualmente no mundo todo. “É um espaço de acolhimento e troca de experiências, por meio de atividades cuidadosamente pensadas. Pretendemos oferecer suporte e orientação a famílias que enfrentam os desafios diários do autismo”, detalha, mencionando o compromisso da Gerência de Responsabilidade Social da Fiesc em promover o bem-estar de todos.
Durante o evento, a psicóloga e voluntária Samira Ferreira de Lima fará uma participação, abordando conteúdos voltados ao gerenciamento de informações diante de situações desafiadoras no cotidiano.

O Autismo

O autismo, conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento social, comunicativo e comportamental de uma pessoa. Caracterizado por diferenças individuais significativas, o autismo pode manifestar-se de maneiras diversas, desde dificuldades na interação social e na comunicação até interesses específicos e padrões repetitivos de comportamento.
Embora o autismo seja mais comum do que muitas pessoas imaginam, a falta de compreensão e estigmatização ainda são desafios enfrentados por muitos indivíduos autistas e suas famílias. No entanto, é importante ressaltar que o autismo não é uma doença, mas sim uma variação natural da condição humana. Com o apoio adequado, muitas pessoas autistas podem desenvolver suas habilidades, contribuindo para a sociedade.

Por: Rosilene Fochesatto

 

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque