O Jornal

Colheita do pinhão a partir de segunda

Comercialização e colheita da semente típica do Sul estará liberada a partir do dia 1º de abril em toda Santa Catarina

Colheita do pinhão a partir de segunda

Os dias mais frios do ano ainda não chegaram na região, mas a semente típica mais consumida no Outono e no Inverno no Sul devem chegar aos mercados a partir da próxima semana. Na segunda-feira, dia 1º de abril, estará liberada a colheita e comercialização do pinhão em toda Santa Catarina. Mesmo há dois dias do fim do defeso, quem for flagrado comercializando pode ser multado por crime ambiental.
A definição da data de 1º de abril como início de colheita do pinhão no Estado, foi uma medida em lei catarinense no ano de 2011 com o objetivo principal de preservar a espécie. Antes da medida, a colheita acontecia de maneira descontrolada, com a retirada de pinhas verdes, fato que contribuía para a não continuidade da espécie e também pela escassez de alimento da gralha azul, responsável por disseminar as sementes no solo para novos pinheirais. Nas últimas semanas a Polícia Militar Ambiental fez várias operações pelo Estado para conter a colheita e preservar o defeso estabelecido em lei.
A semente típica das épocas mais frias, pode ser consumida cozida ou assada sobre a chapa do fogão a lenha. Também pode ser base para muitos pratos típicos, como a paçoca e entrevero, mais populares na serra catarinense.

Por: Odair José Paz

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque