O Jornal

Alto risco de transmissão

Com mais de 400 positivados, Concórdia é classificada com epidemia por dengue em SC

Alto risco de transmissão

O município de Concórdia ultrapassa 400 casos confirmados de dengue desde o início do ano, segundo os números mais recentes divulgados pela Diretoria da Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive/SC) nesta semana. O bairro Nações é o mais afetado, com 120 positivados.
Com as estatísticas alarmantes para a doença, a Dive/SC classificou o município como epidêmico para a dengue, o que representa um alto risco de transmissão. Dos 13 municípios da Amauc, Concórdia é também a cidade com maior número de focos, totalizando 126.
Uma das medidas de combate à doença é a vacinação, ainda não disponível no Oeste de Santa Catarina. O Governo do Estado anunciou nesta semana que a vacinação contra a dengue será ampliada em Santa Catarina. A ampliação vai ocorrer assim que o Estado receber novas doses da vacina que devem chegar ainda no mês de abril. Até o momento, apenas as regiões litorâneas foram contempladas com a imunização, incluindo a Grande Florianópolis.
Foram selecionados para receber as doses da vacina, segundo o Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a dengue em 2024, do MS, “os municípios de grande porte (população maior ou igual a 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue nos últimos 10 anos.

Dengue

Os principais sintomas de dengue são febre, náusea, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor no corpo e nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. Ao apresentar sinais e sintomas, uma unidade de saúde deve ser procurada para atendimento.
Conforme a Dive/SC, a hidratação intensa é uma das principais medidas de tratamento, por isso, as pessoas que apresentam os sintomas, devem beber muita água desde o aparecimento dos sinais e mesmo durante o momento da espera pelo atendimento.
De acordo com o Painel de Monitoramento, o estado tem 85.485 mil casos prováveis de dengue, com 51 óbitos confirmados. A melhor maneira de evitar a dengue, a zika e a chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, continua sendo eliminar locais com água parada.

Ações em Concórdia neste sábado

O Grupo de Trabalho de coordenação de ações de combate à dengue definiu o mutirão contra a dengue no bairro Nações, neste sábado, 6 de abril, a partir das 7h, com concentração no Centro Comunitário Santo Ângelo. O local apresenta alto número de infectados pela doença, com mais de 124 confirmados até o momento, seguido pelo Centro, segundo colocado com 23.
A ação é um trabalho conjunto do Poder Público e entidades, que envolve também o trabalho voluntário. Residências e terrenos são vistoriados e passam por fiscalização para detectar pontos que acumulam água parada.

Por: Rosilene Fochesatto

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque