O Jornal

Recorde nas emissões em 2023

Polícia Científica de Santa Catarina emitiu mais de 619 mil carteiras de identidade de janeiro até a 1ª semana de dezembro

Recorde nas emissões em 2023

A Polícia Científica de Santa Catarina teve um ano intenso e com diversas ações que resultaram em números significativos. Um dos pontos foi a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que consta a unificação de vários documentos, e com isso, fecha 2023 com recorde de emissões do documento. Do início de janeiro até o dia 8 de dezembro, o órgão pericial produziu mais de 619 mil carteiras de identidade em território catarinense, número maior que os últimos 2 anos.

Pelos dados da Polícia Científica de Santa Catarina, até a primeira semana de dezembro foram emitidas 619.247 carteiras de identidade. Em 2022 foram 530.457 e 2021 com 618.849 documentos. Grande parte do aumento das emissões se deve ao novo formato que desde março deste ano foi informatizado e unificado, levando a numeração de vários documentos, informações de saúde, nome social e a unificação das numerações do CPF e do RG, padrão adotado de forma pioneira pelo Estado.

“Trata-se de serviço essencial para a garantia da cidadania, por isso, além do trabalho competente desempenhado por gestores, servidores, terceirizados e estagiários, os setores de identificação civil estão em constante evolução. Temos investido nos processos relacionados ao serviço de identificação civil em todas as unidades do Estado”, diz a diretora de Identificação Civil e Criminal, perita Cássia Rosa.

O prazo para os catarinenses atualizarem a CIN vai até 2032, mas o agendamento pode ser feito pelo site www.policiacientifica.sc.gov.br.

Por Odair José Paz/OJ

 

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque