O Jornal

Reconhecimento em Educação

Municípios da Amauc ganham destaque na alfabetização de crianças até o fim do segundo ano do Ensino Fundamental

Reconhecimento em Educação

Conforme 1º Relatório do Indicador Criança Alfabetizada, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Aplicadas Anísio Teixeira, Inep, em 2023, seis municípios do Alto Uruguai Catarinense estão entre os 50 maiores índices de alfabetização de crianças até o fim do segundo ano do Ensino Fundamental em Santa Catarina. Esses dados também fazem parte do 1º Relatório de Resultados dos Indicadores Criança Alfabetizada, divulgado no fim do mês passado.
Da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc), ficaram dentro das 50 primeiras colocações no Estado as cidades de: Alto Bela Vista, Lindóia do Sul, Peritiba, Seara, Ipira e Piratuba.
O trabalho intitulado de “Pesquisa Alfabetiza Brasil” foi realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para determinar o nível que indica a alfabetização de uma criança ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Metas anuais

Diante do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal, foi estabelecido 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para a definição de metas anuais, considerando os percentuais de estudantes que apresentaram desempenho igual ou superior. A missão é alfabetizar o maior número possível de crianças ao fim do segundo ano do Ensino Fundamental até 2030 em todo o país.
De acordo com essa pesquisa, da Amauc, as posições de destaque ficaram com Alto Bela Vista, com um percentual de 87,4%, na 14ª colocação em SC; depois aparecem Lindóia do Sul, em 15º (87,4%); Peritiba, 19º (85,8%); Seara, 24º (83,6%); Ipira, 29º (83,2%); Piratuba, 36º, com 81,4%, das crianças alfabetizadas até o fim do segundo ano do Ensino Fundamental.

Informações Amauc

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque