Nesta semana estão previstas várias ações culturais para marcar o aniversário de 57 anos de fundação da Biblioteca Pública Municipal Júlio da Costa Neves, que foi criada em 30 de junho de 1967. A programação iniciou no último domingo, 23 de junho, com a apresentação da peça teatral Chapéu de cocô, Cocô de chapéu do Grupo de Teatro G.A.S – Grupo de Artistas Sérios de Concórdia. O evento inicia às 16h no Centro Cultural Concórdia. A classificação do espetáculo é livre.
Na segunda-feira, dia 24 de junho foi a vez dos estudantes da oficina de teatro, da Secretaria Municipal de Desporto e Cultura se apresentarem. Os alunos, coordenados pela professora de teatro Eliane da Silva irão realizar uma contação de histórias a partir das 8h30 no Centro Cultural. A classificação para a contação é livre. Também é na segunda-feira que ocorre a Pesca Literária para o público infantil a partir das 9h até às 17h.
As turmas da oficina de teatro também irão apresentar uma contação de histórias nesta terça-feira, dia 25 de junho, às 14h, com classificação livre. À noite será realizada uma leitura dramática, que ocorrerá em dois horários: às 19h e às 20h, indicada a partir dos 14 anos de idade. Ambas as ações ocorrem no Centro Cultural.
Na quarta-feira, dia 26 de junho, às 19h30, será realizada a Biblioteca Humana com a temática inclusão social e esporte, onde o cadeirante e atleta Alvani Caminski irá compartilhar sua história de vida. A ação irá ocorrer no Centro Cultural.
Conforme a coordenação do evento, a Biblioteca Humana é uma ação na qual as pessoas compartilham suas trajetórias pessoais, como se fossem um livro aberto. A ideia surgiu na Dinamarca, em 2000, e propõe estabelecer um diálogo entre o entrevistado e a sociedade. A iniciativa é promover um ambiente de reflexão e empatia dando voz a diferentes grupos sociais e étnicos.
Na quinta-feira, 27 de junho, é a vez dos adultos participarem da Pesca Literária. A ação inicia às 9h e vai até às 17h. À noite, a partir das 19h30, ocorre a Roda de Conversa com a escritora Cláudia Gatti. A autora é formada em pedagogia e tem especialização em Psicopedagogia Institucional. Gatti escreveu o livro “Brincadeiras de sol, Brincadeiras de chuva”, lançado em 2019. A classificação do evento é a partir dos 14 anos de idade. Ambos os eventos ocorrem no Centro Cultural.
Para finalizar a programação na sexta-feira dia 28 de junho ocorre a entrega do Prêmio Leitor Assíduo Magale Maria Engel Gossenheimer, a partir das 19h30, no Centro Cultural. O Prêmio Leitor Assíduo, criado na década de 1980, é um dos projetos mais antigos da instituição. O evento prestará homenagem aos dez leitores que retiraram o maior número de livros no período de 31 de maio de 2023 até 30 de maio de 2024. São quatro leitores da categoria infantil; três da categoria juvenil e três da categoria adulto.
A programação é totalmente gratuita e pode ser conferida no Instagram @bibliotecajuliodacostaneves.
Por Rosilene Fochesatto/OJ
Confira as matérias que foram destaque