A experiência dos arabutanenses que estão na Alemanha
Com corações cheios de histórias e aprendizados, Camille Eduarda Wazlawick, de 18 anos, e Ivani Normélia Hartmann, de 54 anos, retornaram essa semana para Arabutã após uma jornada de três meses na Alemanha. O intercâmbio focado em agricultura e turismo sustentável, buscou capacitar as participantes em práticas inovadoras e sustentáveis, aplicadas na comunidade de Schloss Blumenthal, na Baviera.
A trajetória das duas começou bem antes do embarque. Camille sempre sonhou com a agropecuária. “Desde pequena, eu sabia que queria trabalhar com a terra. Estudar na Casa Familiar Rural foi um passo importante, mas nunca imaginei que um dia estaria na Alemanha, vivendo tudo isso,” conta ela, com olhos brilhando de entusiasmo.
Ivani, por sua vez, traz uma história de vida marcada por resiliência e determinação. “Minha jornada até aqui foi cheia de reviravoltas. Depois de me aposentar em Curitiba, mudei-me para Arabutã em busca de um novo começo. A ideia de participar de um intercâmbio parecia um sonho distante, pois era destinado para jovens. Mas minha irmã, Marineide Braun, que participa de uma das Câmaras Técnicas do programa DEL na cidade e do Programa Grünes Land, me trouxe a oportunidade e incentivo”, revela Ivani, emocionada.
As duas mulheres foram selecionadas através de um edital lançado em 2023, por meio da parceria entre a administração municipal de Arabutã, o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e a entidade alemã BBW Internacional.
Evandro Lembi, consultor do programa DEL em Arabutã, explica que o edital na época buscava pessoas jovens, com paixão pela sustentabilidade, disposição para aprender e trazer boas práticas ao município. Mas em nenhum momento foi especificado a idade. “A Ivani, no dia da entrevista, quando pedimos para contar um pouco da sua história, logo chegou quebrando o gelo e disse que Arabutã era uma pérola a ser explorada, que estava com vergonha de se inscrever pois tinha 54 anos, mas que no edital não estava especificado se eram jovens de espírito e com muita força de vontade. Hoje, ao ver a dedicação e o brilho nos olhos dela, assim como da Camille, ansiosas para compartilhar os aprendizados, nos dá a certeza de que fizemos as escolhas certas,” afirma Lembi.
Outro grupo do Grunes Land conta com mais 5 participantes e estão no Castelo Blumenthal. Eles embarcaram na segunda-feira, dia 29 de julho, e retornam no dia 10 de agosto.
Por: Juliane Rell
Confira as matérias que foram destaque