Até o dia 15 de agosto, devem ser registradas as candidaturas dos que vão concorrer as vagas do Executivo e Legislativo
A próxima semana será de muitas definições e alinhamentos do cenário político para as eleições municipais 2024. Isso porque na quinta-feira, dia 15 de agosto, é a última data para os partidos, coligações e federações oficializarem perante a Justiça Eleitoral as candidaturas dos que vão concorrer as vagas de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Após este procedimento, a Justiça Eleitoral fará a validação dos candidatos perante os cadastros dos mesmos e a homologação para concorrer ao pleito.
Nas últimas semanas a movimentação dos partidos políticos de Concórdia foi intensa com as convenções partidárias. Alguns nomes já foram ventilados para concorrer aos cargos do Legislativo e Executivo Municipal. Mas somente a partir da quinta-feira, dia 15, que o município conhecerá de forma definitiva os candidatos, já que é nesta data que os partidos, siglas e federações têm como prazo para entregar a lista e cadastro dos futuros gestores.
Conforme a Justiça Eleitoral, o registro dos candidatos ocorre de forma simples, onde o próprio candidato, escolhido em convenção, pode fazer o procedimento, caso as siglas não realizem este processo. O candidato deve apresentar a ata da convenção que o escolheu, comprovação de filiação partidária, título eleitoral, certidão de quitação eleitoral, certidões criminais, fotografia e declaração de bens. Já os pré-candidatos a prefeito devem apresentar também as propostas a serem defendidas na campanha.
Fonte: TSE
Confira as matérias que foram destaque