Proposta de revitalização foi executada com recursos do Governo do Estado, por meio do Prêmio Elizabete Anderle
De fevereiro a julho de 2024 o arquiteto Tarcízio Fidelis da Casa Branca Arquitetura de Concórdia, desenvolveu junto de uma grande equipe, um projeto cultural em prol do Parque Fritz Plaumann. Intitulado de “Projeto Arquitetônico: Restauro, Manutenção, Acessibilidade e PPCI da Central de Visitantes do Parque Estadual Fritz Plaumann”, a proposta foi realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura - Edição 2023.
O projeto cultural a um dos Parques de patrimônio histórico catarinense e um dos mais visitados da região do Alto Uruguai, consistiu em desenvolver projetos arquitetônico, paisagístico, interiores, estrutural e plano de prevenção e proteção de combate a incêndio para a central de visitantes do Parque, para assim atualizar a estrutura existente que desde a sua fundação nunca foi remodelada, tornando-a mais confortável, dinâmica e principalmente acessível, para atender melhor, não só as pessoas com algum tipo de deficiência, mas, também idosos e crianças que são uma grande parcela dos visitantes do parque.
A proposta cultural envolveu profissionais das mais diversas áreas e regiões catarinenses, como os engenheiros civis Tainara Simon e Tainan Dellagrave, o produtor cultural João Tomaz Santos, o designer gráfico Adriel Vieira, os arquitetos Alan Pinheiro e Iandra Borsatti, além da estagiária de arquitetura Natália Suzin, assim como empresas que foram bastante necessárias nesta proposta, como no levantamento planialtimétrico, na limpeza de fossa, entre outras funções.
A coordenadora do Parque, Vilmarice Soligo, afirma que “esse projeto é importante e bem-vindo, pois é necessário reestruturar e ter mudanças no Parque. Sobretudo, porque é uma proposta que pensa a questão da acessibilidade, que hoje em dia é fundamental para que a gente possa ter mais visitantes, e assim atender a todos sem distinção. Para nós é importante ter o olhar de um arquiteto e da equipe que pensou nessa nova estrutura do Parque. Acredito que é fundamental para o crescimento da instituição ter essa repaginada acessível e segura,” descreve.
O projeto arquitetônico ficará à disposição do Parque Fritz Plaumann para quando quiser executar. Maiores informações do projeto podem ser conferidas nas redes sociais: @tarciziofidelis.arq no Instagram e também @parquefritzplaumann.
Divulgação
Confira as matérias que foram destaque