Espaço é dedicado a enriquecer a experiência educacional dos 183 alunos do educandário
No dia 21 de agosto de 2024, o Grupo Escolar Municipal Nova Brasília, em Concórdia, fez história ao inaugurar o primeiro Jardim Sensorial das escolas municipais da região. Este projeto inovador foi idealizado pelas professoras Odete Savi e Cristina Moraes e contou com a colaboração de toda a equipe de docentes da instituição.
O Jardim Sensorial, que começou a ser planejado em abril deste ano, é um espaço dedicado a enriquecer a experiência educacional dos 183 alunos da escola. Segundo a diretora Lusiene Giacomin, o jardim foi projetado para ser um ambiente acolhedor e integrado à natureza, oferecendo um espaço que estimula o bem-estar e a aprendizagem.
O projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades motoras e sensoriais dos alunos. Através de atividades que favorecem a coordenação motora fina e a percepção tátil, o jardim busca melhorar a eficiência cognitiva e a integração sensorial das crianças. Entre os objetivos específicos estão o aprimoramento da coordenação olho-mão, o estímulo ao desenvolvimento da preensão palmar e a identificação de diferentes texturas e sons.
O Jardim Sensorial não só visa o desenvolvimento individual dos alunos, mas também promove a inclusão social. Ele se destaca como uma ferramenta de ensino que vai além do lazer, oferecendo um espaço de aprendizado que integra diferentes canais sensoriais, como visão, tato, audição e olfato. A proposta é despertar os sentidos e fomentar a saúde, além de incentivar um aprendizado interdisciplinar.
A iniciativa representa um avanço significativo na educação ambiental e na inclusão escolar, criando uma ligação mais estreita entre os alunos e a natureza. Conforme a direção da escola, o Jardim Sensorial é um exemplo de como a educação pode se transformar e adaptar para atender às necessidades diversificadas dos alunos, promovendo uma experiência de aprendizado mais rica e inclusiva.
Por: Rosilene Fochesatto
Confira as matérias que foram destaque