Especialidade conta com produtos interativos que aceleram o processo de cicatrização das feridas na pele
Na intenção de ofertar um atendimento de maneira mais eficaz para um grupo de pacientes já diagnosticados e ocorrências futuras, a Secretaria de Saúde de Ipumirim, está disponibilizando para a equipe médica, enfermeiros e auxiliares, uma capacitação em Estomaterapia (especialidade que trata os cuidados com a pele causado por lesões, feridas ou queimaduras agudas ou crônicas).
Esse trabalho é, na maioria, desempenhado por profissionais da enfermagem. No entanto, o conhecimento médico em relação aos resultados, obtido através da estomaterapia, é indispensável para a indicação desse tratamento. A capacitação foi realizada de forma prática em pacientes com lesões crônicas.
O secretário de Saúde, João Nicodem, explica que o município está busca através da tecnologia, melhorias na qualidade de assistência no tratamento de pacientes com lesões crônicas e de difícil cicatrização. “Temos diversos pacientes nessa condição e que há anos vem tratando o ferimento, mas sem uma melhora significativa. São úlceras de perna, pré-diabético, úlceras, artérias e queimaduras. A proposta de utilização desse método é justamente capacitar nossos profissionais e mostrar os benefícios do uso dos curativos interativos que aceleram o processo de cicatrização das feridas, proporcionando melhora na qualidade de vida dos pacientes”, destaca.
A capacitação foi feita pela enfermeira Daniela Mafioletti Floriano, especialista em Estomaterapia responsável pela assessoria técnica da FUFA SC– Distribuidora Hospitalar Ltda, de Florianópolis. A empresa representa a linha de curativos e estomias da multinacional Convatec, linha de prevenção de pele da empresa DBS e a linha de tratamentos para diabetes (tiras e aparelhos de HGT, lancetas e canetas) do laboratório Roche. Dentre os materiais que podem ser substituídos ao curativo tradicional, (soro fisiológico e gase), estão: os hidrogéis, hidrocolóides, hidrofibras, espuma, bota de unna e terapia compressiva.
A estomaterapia também abrange estomias respiratórias, alimentares, causadas por tubos, cateteres, drenos e inconsistências urinárias e anal. Para a unidade de Saúde de Ipumirim, o objetivo inicial é tratar feridas cirúrgicas, traumáticas, queimaduras, úlceras vasculares e neuropáticas e lesões.
Por Juliane Rell/OJ
Confira as matérias que foram destaque