Com nomes de peso, Município é aposta em diversas modalidades esportivas na 63ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina
Em 63 anos, esta é a quarta vez que Concórdia sedia a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), evento que nesta edição reúne cerca de 5 mil atletas de 115 municípios de todo o Estado até o próximo dia 23 de novembro. A abertura oficial aconteceu na noite de quinta-feira, 14 de novembro, no Parque de Exposições Attilio Francisco Xavier Fontana, com uma cerimônia histórica que reuniu nomes do esporte local em um ato simbólico com a chama olímpica. O município, que já sediou os JASC em outras três edições (1970, 1984 e 1997), volta a ser o centro das atenções do esporte catarinense.
O maior evento poliesportivo de Santa Catarina, que reúne competições em 31 modalidades, promete movimentar a cidade com disputas que vão desde o futebol, basquete e vôlei até modalidades individuais como atletismo, natação, judô e boxe. Para o prefeito Rogério Pacheco, a diversidade de esportes reflete o talento de atletas que competem para se destacar e, quem sabe, representar o Estado em eventos nacionais e internacionais.
Estrutura
A escolha de Concórdia como sede dos JASC 2024 é um marco importante para o município, que investiu ainda mais em infraestrutura esportiva para receber o evento. De acordo com o prefeito Rogério Pacheco, os Jogos representam uma oportunidade de mostrar ao Estado a força da cidade no setor esportivo. “Desde o início da nossa gestão, trabalhamos para viabilizar essa possibilidade. Com o apoio do secretário de Desporto e Cultura, Alexandre Schneider, conseguimos consolidar o projeto. Concórdia possui uma estrutura excelente de ginásios e quadras que atendem a diversas modalidades e agora é o momento de colocar isso à prova em um evento dessa magnitude”, afirmou o prefeito.
Pacheco também destacou o impacto econômico do evento, que promete aquecer o comércio local, hotéis, restaurantes e o setor de turismo. “Esse evento vai movimentar toda a cidade, gerando um legado para o esporte e para a economia local. Para os jovens, os JASC são uma fonte de inspiração, mostrando que é possível sonhar com o esporte como uma carreira”, completou o prefeito.
Oportunidade para novos talentos
Para o secretário Municipal de Desporto e Cultura (SEDEC), Alexandre Schneider, os JASC são uma plataforma para o surgimento de novos talentos e uma celebração esportiva para toda a comunidade. “Este evento coloca Concórdia no centro do esporte catarinense. Além de ser um palco para atletas se destacarem, também promove a integração entre as cidades e fortalece o espírito esportivo em Santa Catarina”, considera.
A competição oferece uma oportunidade única para os atletas locais e regionais ganharem visibilidade, além de reforçar a importância da prática esportiva para a saúde e o bem-estar.
Em nível de Estado, o esporte concordiense também é notável. Em entrevista à imprensa local, o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, ressaltou a importância histórica do evento para o esporte estadual. “Os Jogos Abertos são uma vitrine para os atletas catarinenses e um palco para quem deseja alçar voos mais altos. Muitos dos grandes nomes do esporte brasileiro passaram pelos JASC, e essa tradição continua a inspirar novas gerações”, afirmou o presidente.
Nascimento, enfatizou ainda o papel crucial dos JASC no desenvolvimento do esporte em Santa Catarina. “Esse evento reflete a excelência e o talento dos nossos atletas. Após meses de preparação, chegou o momento de celebrarmos o esporte catarinense e o potencial de nossos jovens”, declarou.
Para o presidente da CCO dos JASC, Alexandre Schneider, com a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina 2024, Concórdia se consolida como um polo esportivo e uma cidade que aposta no esporte como vetor de desenvolvimento, não apenas para o lazer, mas também para a formação de novos atletas que podem brilhar nas mais diversas modalidades.
Por Rosilene Fochesatto/OJ
Confira as matérias que foram destaque