![O Jornal O Jornal](assets/site/img/logo.png)
![](assets/site/img/openMenuH.png)
EEB São João Batista de La Salle promove a Jornada de Memória e Cultura Afro-Brasileira
A Escola de Educação Básica (EEB) São João Batista de La Salle realizará, entre os dias 26 e 29 de novembro, a Semana da Consciência Negra, desenvolvida pelo Laboratório de Ciências Humanas. O laboratório destaca-se como um espaço de integração, reflexão e produção de conhecimento, ampliando a compreensão histórica e social dos alunos.
Com o apoio fundamental da direção da escola, representada pela diretora Janete da Silva e os assessores Ariberto Scalabrim e Nilvete Dalmaso Segala, o evento foi cuidadosamente planejado com a disponibilização dos materiais necessários para a exposição, que abordará desde a partida dos primeiros navios negreiros da África até as influências culturais africanas na sociedade atual.
No dia 26, uma palestra abrirá o evento, promovendo reflexões sobre a importância do tema na formação cidadã e cultural, ministrada pelos professores Jordan dos Santos, Karina Calixto e Marceliane Franchin. Já no dia 27, os alunos terão a oportunidade de participar de uma palestra e uma oficina de capoeira com o Instrutor Carlos Camilo, conhecido como “Pernalonga”, que apresentará a capoeira como símbolo de resistência e herança cultural afro-brasileira. Nos dias 28 e 29 de novembro, a exposição estará aberta ao público em geral.
Entre os destaques estão uma réplica de navio negreiro, objetos representativos dos instrumentos de tortura utilizados no período colonial e obras de arte confeccionadas pelos alunos, que retratam as rotas da escravidão e a riqueza das contribuições culturais africanas ao Brasil.
A coordenadora do trabalho e líder do Laboratório de Ciências Humanas, professora Marceliane Franchin, ressalta que o sucesso do projeto foi possível graças ao empenho dos professores. “Sem a dedicação dos colegas que abraçaram esse projeto junto aos seus alunos, confeccionando obras de arte e materiais impactantes, o trabalho não teria a mesma amplitude e profundidade”, afirma.
Por Odair José Paz/OJ
Confira as matérias que foram destaque