O Jornal

Dia da Família na Escola

Das 20 escolas de abrangência da Regional de Educação de Concórdia distribuída em sete municípios, 19 realizaram a programação sábado

Dia da Família na Escola Dia da Família na Escola Dia da Família na Escola Dia da Família na Escola Dia da Família na Escola Dia da Família na Escola

As escolas da rede estadual de ensino realizaram no final de semana o Dia da Família na Escola. A data foi instituída pelo Ministério da Educação (MEC) e nesta edição, cada unidade escolar tem autonomia para escolher os temas a serem trabalhados no evento, levando em consideração a realidade local e assuntos de relevância regional.

O Dia da Família na Escola faz parte do calendário escolar desde 2016 por conta da Lei Estadual nº 16.877. De acordo com o Calendário Escolar, no ano de 2025, o Dia da Família nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino ficou definido para o dia 12 de abril. Conforme a supervisora regional de Educação de Concórdia, Vera Lucia Gonçalves Carvalho, incentivar a família a participar efetivamente da vida escolar dos estudantes é o objetivo do Dia da Família na Escola, que visa estimular a visitação e interação das famílias às unidades escolares onde seus filhos estudam, desenvolvendo atividades que promovam a cooperação entre a comunidade escolar. “Temos 20 escolas nos 7 municípios de abrangência. Dessas, 19 farão no dia 12 o Dia da Família, apenas a Escola EEB Carlos Fries fará o Dia da Família em 3 de maio”, descreve a supervisora.

Para o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, “a presença da família na escola é fundamental para nossos estudantes e ampliá-la é um dos objetivos do governo catarinense. O incentivo dos familiares estimula crianças, adolescentes e jovens a buscar as melhores oportunidades para o presente e o futuro. Com a família e a escola próximas, teremos um ensino com cada vez mais qualidade”, destaca.

“As escolas são muito criativas, convidando a comunidade escolar para participar de oficinas, jogos, palestras, assistir ampliações de repertório cultural e outras atividades. O saldo é muito positivo, fortalecendo a relação entre as famílias e a escola”, reforçou a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.

Na Escola de Educação Básica Vidal Ramos Júnior as atividades iniciaram às 8h, com visitação dos pais à escola e exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Para a diretora da instituição de ensino, Marta Inês Mello, a data visa fortalecer os laços familiares e promover a importância da convivência familiar no ambiente escolar, onde desenvolve-se uma série de atividades interativas. “Neste dia teremos diversas atividades, incluindo atrações artísticas e educativas, permitindo que pais e filhos compartilhem momentos de aprendizado e diversão juntos. Acreditamos que a família é a base da educação, quando pais e filhos se envolvem nas atividades escolares, criamos um ambiente mais acolhedor e estimulante para todos”, considera.

Por Rosilene Fochesatto/OJ

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque