

Menor número de mortes de mulheres da última década foi registrado em março em Santa Catarina
Um marco histórico foi comemorado em Santa Catarina em março deste ano. No mês dedicado as mulheres e no período de campanhas de combate à violência contra a mulher, foi registrado o menor número de feminicídios dos últimos dez anos: foram duas vítimas, contra dez no mesmo período de 2024, o que representa uma redução de 80%.
Pelos dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de SC, o levantamento leva em consideração apenas os casos registrados no mês de março na última década. Em 2015, por exemplo, foram cinco casos no mesmo mês — número mais que o dobro do registrado este ano. O dado é parte do relatório mensal elaborado pela Diretoria de Inteligência Estratégica, com o apoio da Gerência de Estatística e Análise Criminal (Geac/Dine).
As conquistas com a preservação da vida das mulheres são atribuídas grande parte para as Polícias Militar e Civil que têm intensificado o uso da tecnologia e fortalecido redes de proteção à mulher, como a ampliação das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) e programas como a Rede Catarina de Proteção à Mulher. Há ainda o reforço de ações por parte do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Científica, além das denúncias por parte das mulheres e da população.
“A redução dos casos de feminicídio em Santa Catarina ao menor índice dos últimos dez anos é resultado do trabalho integrado das Forças de Segurança e pelo fortalecimento de ações como a Rede Catarina, as DPCAMIs, as Salas Lilás e o Botão do Pânico”, diz o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.
Por: Odair José Paz/OJ
Confira as matérias que foram destaque