O Jornal

Leão XIV é o novo Papa da Igreja Católica

Robert Francis Prevost foi eleito para ser o sucessor do apóstolo Pedro e conduzir os caminhos pastorais e evangelização

Leão XIV é o novo Papa da Igreja Católica

A Igreja Católica viveu mais um momento intenso nesta semana e despertou os olhares de todo o mundo para o Vaticano com a escolha do novo Papa. O cardeal norte-americano, Robert Francis Prevost, foi eleito pelo conclave e escolheu se chamar Leão XIV, como nome para conduzir os cristãos católicos. A tão esperada fumaça branca para a autoridade máxima da igreja, tomou a Praça de São Pedro no início da tarde de quinta-feira, dia 8.

Nas últimas semanas, os cristãos católicos experimentaram uma montanha-russa de emoções: das lágrimas pela morte do Papa Francisco ao luto ainda presente por sua partida, até a alegria renovada com a eleição de um novo sucessor de Pedro. Na tarde da quinta-feira, 8, o Vaticano e o mundo acolheram o cardeal Robert Francis Prevost, que se apresentou como Papa Leão XIV. Ele é o 267º sucessor do apóstolo Pedro, a quem Jesus confiou a missão de guiar a sua igreja na Terra.

De acordo com informações da Santa Sé, Leão XIV era um dos cardeais bem próximos ao Papa Francisco, sendo nomeado em diversos serviços pastorais, principalmente na América Latina. Com 69 anos, tem nacionalidade americana, pois nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago (Illinois, Estados Unidos). Das quase sete décadas de vida, 44 anos são de vida ministerial entregues à igreja e evangelização pelo mundo.

Trajetória da vida eclesial do novo Papa

Robert Francis Prevost ingressou no noviciado em 1977, na Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.) na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Saint Louis. Em 29 de agosto de 1981, emitiu seus votos solenes. Estudou na União Teológica Católica de Chicago, e se formou em Teologia.

Aos 27 anos, foi enviado pela Ordem a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino (Angelicum). Recebeu a ordenação sacerdotal em 19 de junho de 1982. Obteve sua licenciatura em 1984 e, em seguida, foi enviado para trabalhar na missão de Chulucanas, em Piura, Peru (1985-1986).

Em 3 de novembro de 2014, Papa Francisco o nomeou administrador apostólico da diocese de Chiclayo, Peru, elevando-o à dignidade de bispo e atribuindo-lhe a diocese titular de Sufar. A nomeação para Cardeal Prevost ocorreu em 30 de janeiro de 2023, eleito também como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Toda a trajetória o levou ao maior posto da Igreja Católica nesta semana, onde foi o mais votado entre um grupo de 133 cardeais de todo o mundo. A missão de Leão XIV é conduzir cerca de 1,4 bilhões de católicos pelo mundo, levando a Palavra de Deus e mantendo a tradição apostólica.
Papa brasileiro?

Por muito pouco o Brasil não teve um representante papal, isto porque em 1978, o cardeal brasileiro dom Aloísio Lorscheider, foi o mais escolhido na votação do conclave. Segundo a história, na hora do sim ao ministério maior da igreja, dom Aloísio teria dito não. O motivo teria sido por problemas de saúde, já que havia passado por procedimentos cardíacos e a função exigiria demais.

Com a recusa do cardeal brasileiro, uma nova votação foi realizada e no lugar dele foi eleito João Paulo II, que se tornou um dos grandes papas da história, vindo a ser elevado a Santo após sua morte. No conclave deste ano, a presença brasileira também era representativa, com sete cardeais participantes.

Por Odair José Paz/OJ

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque