O Jornal

Cuidados com a pele na estação

Dermatologista Suélen Bordignon explica a importância de bons hábitos na estação para evitar problemas de pele

Cuidados com a pele na estação

A transição entre o Outono e Inverno traz consigo mais do que um clima de nostalgia. Além de ser a estação mais propícia para os problemas respiratórios, é também sinônimo de alerta para o cuidado com o maior órgão do corpo humano: a pele!

De acordo com a dermatologista, Suélen Bordignon, é na mudança do clima que pequenos descuidos como banhos muito quentes, ou a exposição sem uma roupa adequada a baixas temperaturas que trazem os primeiros sinais de que a pele não está recebendo a devida atenção.

No Outono, os cuidados com a pele devem ser redobrados para mantê-la sempre linda, saudável e hidratada enquanto todo o cenário muda ao nosso redor. As principais dicas elencadas pela especialista incluem o uso de cremes hidratantes, banhos mais brandos, uso de protetor solar e hidratante labial.

“Esses pequenos cuidados diários ajudam a manter a pele hidratada, evitando o ressecamento das partes que ficam mais expostas. Nesse período, temos dias mais frios e a pele tende a ressecar muito mais nessa condição. Além disso, com a temperatura mais baixa, os banhos costumam ser mais quentes, o que também colabora para o ressecamento. Rosto, mãos, cotovelos, joelhos e pés tendem a sentir mais o impacto do Outono. Importante também atentar para os cuidados com os cabelos, pois assim como a pele, costumam apresentar os sinais de mudança do clima”, comenta.

Segundo a Dra. Suélen, os cuidados devem ser diários, uma vez que a pele é nossa proteção e possui na superfície uma camada natural de oleosidade. “A água quente, a limpeza excessiva ou o uso de sabonetes mais agressivos podem retirar a oleosidade natural de proteção e causar danos à pele. Quando isso acontece, temos uma pele mais sensível e sujeita a irritações e alergias”, explica.

Para manter a saúde da pele é importante seguir as dicas:

- Não exagere na limpeza da pele;
- Evite banhos longos e quentes;
- Hidrate a pele de manhã e à noite, especialmente após o banho;
- Aposte em cremes hidratantes neutros ao invés de loções ou óleos corporais;
- Lábios também precisam de hidratação.

Por: Rosilene Fochesatto/OJ

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque