O Jornal

Museu Histórico participa da Semana Nacional de Museus

Exposição da artista Renata Gaertner prossegue até o dia 22 de maio no Centro Cultural de Concórdia

Museu Histórico participa da  Semana Nacional de Museus

O banco de concreto, os calçados, os fragmentos indígenas, as demarcações territoriais são alguns dos elementos que integram a exposição de artes visuais Largo dos Andantes, da artista Renata Gaertner. A exposição faz parte da ação da Secretaria de Desporto e Cultura, através do Museu Histórico Hermano Zanoni na 20º Semana Nacional de Museus. A abertura do evento ocorreu na tarde da última segunda-feira, dia 16, e a visitação segue até o próximo dia 22 de maio, no Centro Cultural Concórdia.

A Semana Nacional de Museus é promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), que tem como eixo temático: O Poder dos Museus. A exposição da artista Renata faz uma reflexão sobre a Praça Dogello Goss e os Poderes que estão em torno dela: o Educacional, retratado pela Escola Deodoro; o Judiciário, representado pelo Centro Cultural Concórdia, antiga sede do Fórum; o Econômico, pela agência bancária Unicred; o Religioso, pela Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário; o Político pela Câmara de Vereadores e Prefeitura.

A opção em trabalhar a praça e os espaços em torno dela, está relacionada com o caráter social, histórico e cultural que tem para a população concordiense. São locais de convivência, de socialização e de debates. Portanto, a Praça, a Escola, a Agência Bancária, a Igreja, a Câmara de Vereadores e a prefeitura são lugares onde os indivíduos, de diferentes grupos sociais, estabelecem relações com o mundo. Os agendamentos para visitação da exposição Largo dos Andantes podem ser feitos pelo telefone (49) 3444-5075, com Mara.

Entenda mais sobre a Semana

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Icom, para o Dia Internacional dos Museus. Nesta data, convidam os museus, profissionais e comunidades museais a criar, imaginar e compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus. Neste ano, quase 900 museus participantes e 2.587 eventos estão cadastrados. Ao todo, estão inscritas 379 cidades de 26 estados.

Por Ana Paula Heckemblaikner/OJ

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque