O Jornal

Implantação de nova barragem

Prefeitura de Concórdia publica Edital de Tomada de Preços para licitação de empresa

Implantação de nova barragem

De acordo com informações da Administração Municipal de Concórdia divulgadas ontem, terça-feira, dia 28, a Prefeitura de Concórdia publicou Edital de Tomada de Preços para licitação de empresa especializada para elaboração do Plano de Ação Emergencial, Estudo de Ruptura Hipotética e imagem de satélite MDT para implantação da segunda barragem de contenção de cheia, com intuito de atender a legislação vigente e a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

Ainda no comunicado divulgado pela Assessoria de Comunicação, o prefeito Rogério Pacheco informa que os Estudos também irão atender à solicitação do IMA, o qual é necessário o desenvolvimento de Estudos Hipotéticos de Ruptura da Barragem Projetada, bem como, o Plano de Ação Emergencial, sendo fundamental para elaboração destes a aquisição e utilização de imageamento de satélite com MDT, visando a melhor simulações das condições conforme cotas de níveis da cidade.
Segundo o secretário de Planejamento, engenheiro Daniel Faganello, essa metodologia deverá suportar importantes questões para gestão da barragem como a sua classificação em relação ao seu potencial de dano ambiental, os limites da mancha de inundação, abrangência do Plano de Ação Emergencial (PAE), além das vedações quanto à implantação de novos empreendimentos.

A Administração Municipal de Concórdia encaminhou o projeto de implantação da segunda barragem no rio dos Queimados, acima da existente, no Plano 1000, do Governo do Estado. Orçada atualmente em R$ 6 milhões, a prefeitura aguarda a publicação de portaria do Estado autorizando a transferência dos recursos para licitar a execução.

Dados

Segundo dados divulgados em 2021 pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Concórdia, a nova barragem de contenção será construída no bairro São Cristóvão, no leito do Rio dos Queimados, situado entre o loteamento Mores e o loteamento Minosso. As dimensões exatas também serão definidas no projeto executivo, mas a altura estaria estimada entre 10m e 13m.

A edificação também compensaria cerca de 30% de capacidade de volume que foi perdido na barragem junto ao Parque de Exposições, devido a acomodação da estrutura no terreno. A nova contenção deverá armazenar cerca de 78,6 mil m³ de água.

Ascom Concórdia

Veja Também

Confira as matérias que foram destaque